Em ‘correção histórica’, Fifa dá Bola de Ouro a Pelé

Jan 13, 2014 20:200 comments

Pelé se emociona ao receber a Bola de Ouro de Honra

Nesta segunda-feira, em Zurique (Suíça), a Fifa e a revista “France Football” se renderam a Pelé. O melhor jogador de todos os tempos recebeu, pela primeira vez, uma Bola de Ouro.

Algo como uma “correção histórica” da premiação mais importante do futebol mundial.

Bicampeão mundial com o Santos, tri pela seleção brasileira, mais de 1.200 gols na carreira. Edson Arantes do Nascimento poderia ter ganhado a Bola de Ouro enquanto jogador nos anos 1950, 1960 e 1970, mas à época a France Football só escolhia os melhores atletas que atuavam na Europa.

Essa restrição durou de 1956 a 2011, quando o prêmio foi unificado ao da Fifa. Mesmo assim, nenhum atleta que não atuasse no Velho Continente acabou recebendo a honraria. Dessa forma, Pelé fez história ao ser o primeiro a conseguir tal feito.

Agora, porém, Pelé está ao lado de Zidane, Ronaldo, Romário, Rivaldo, Ronaldinho, Cristiano Ronaldo, Messi, Platini, Cruyff, Eusebio e Di Stéfano como ganhadores da honraria.

A entrega do prêmio ao Rei do Futebol foi antecedido por um discurso cheio de elogios lido por Joseph Blatter: “Ninguém inspirou tanta gente a jogar futebol… Seu talento é atemporal.”

Muito emocionado, Edson Arantes do Nascimento foi aplaudido de pé pelo público. O reconhecimento, enfim, estava registrado com uma Bola de Ouro.

“Eu joguei quase 30 anos, mais de 20 anos pelo Santos e pelo New York Cosmos depois. Eu fiquei com ciúmes, todo mundo recebe a Bola de Ouro, menos eu. Na época, eu não jogava na Europa, o prêmio não era concedido a jogadores sul-americanos, agora agradeço a Deus por ter minha sala de troféus completa”, afirmou o brasileiro, já com o prêmio em suas mãos.

Leave a Reply


*

%d bloggers like this: